Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Capital Verde da Europa – Abertas as candidaturas

O prémio Capital Verde da Europa reconhece e distingue cidades que se encontrem na vanguarda de um habitat urbano respeitador do ambiente e que possam agir como modelos de inspiração para outras cidades. É uma iniciativa destinada a promover e recompensar esforços, incentivar as cidades a adoptarem novas medidas e servir de exemplo e de encorajamento para o intercâmbio das melhores práticas entre as cidades europeias.

 

Podem candidatar-se ao título de Capital Verde da Europa de 2014 quaisquer cidades do continente europeu com mais de 200.000 habitantes. O concurso está aberto aos 27 Estados-Membros da UE, aos países candidatos (Turquia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Croácia, Montenegro e Islândia) e aos países do Espaço Económico Europeu (Islândia, Noruega e Listenstaine).

 

As candidaturas serão avaliadas em função de 12 indicadores: contributo local para as alterações climáticas à escala mundial, transportes, zonas verdes urbanas, ruído, produção e gestão de resíduos, natureza e biodiversidade, ar, consumo de água, tratamento de águas residuais, eco-inovação e emprego sustentável, gestão ambiental por parte da autoridade local e eficiência energética.

 

O prazo de candidatura para o título de 2014 termina a 14 de Outubro de 2011.  A cidade vencedora será anunciada em Junho de 2012.