Novas oportunidades para a televisão e o cinema

A Comissão Europeia lançou uma consulta sobre a melhor forma de aproveitar as oportunidades da era das comunicações em linha para a televisão e o cinema.
A tecnologia digital e a Internet estão a mudar rapidamente a forma como as obras digitais são produzidas, comercializadas e distribuídas. Por seu turno, os consumidores esperam poder ver seja o que for, seja onde for, a qualquer momento e através de diferentes dispositivos. Os modelos de negócio têm assim de evoluir rapidamente para acompanhar o ritmo cada vez mais acelerado da evolução tecnológica, que oferece novas oportunidades aos criadores e distribuidores e cria novas expectativas nos consumidores, potenciando em última análise o crescimento e o emprego.
A fim de recolher opiniões sobre a forma como a Europa poderá aproveitar estas oportunidades e avançar para um mercado único digital, a Comissão Europeia publicou um Livro Verde que servirá de base para um debate sobre a necessidade de adaptar o enquadramento regulamentar e sobre a forma de o fazer, para permitir que a indústria europeia desenvolva novos modelos de negócio, que os criadores encontrem novos canais de distribuição e que os consumidores europeus disponham de um melhor acesso aos conteúdos em toda a Europa.
Todas as partes interessadas podem manifestar a sua opinião sobre diversos aspectos da distribuição em linha de filmes, documentários, séries dramáticas televisivas, desenhos animados e outras obras audiovisuais. Até 18 de Novembro de 2011.