Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Projecto APSIS4All : UE financia acessibilidade de terminais self-service


A União Europeia vai contribuir com 3,41 milhões de euros para o projecto APSIS4All (Accessible Personalised Services in PDTs for All), que visa conceber e validar terminais self-service, como máquinas de venda automática de bilhetes para os transportes públicos ou quiosques de informação ao público e distribuidores de dinheiro, mais acessíveis para quem tenha deficiência (1 em cada 6 europeus) ou para os 87 milhões de europeus de mais de 65 anos.

 

Os ensaios, que durarão três anos, terão início em distribuidores de dinheiro em Barcelona, a partir do corrente mês e em máquinas de venda automática de bilhetes em Paderborn, na Alemanha, a partir de Janeiro de 2012.

 

O objectivo do projecto é propor um quadro normalizado que promova a futura integração dos aspectos ligados à acessibilidade electrónica por parte do sector ATM e dos prestadores de serviços. Tal integração poderá vir a contribuir para tornar mais acessíveis os terminais digitais públicos a uma vasta gama de utilizadores, desde as pessoas que não estão familiarizadas com as tecnologias às que têm dificuldades de leitura ou aos turistas que não dominam a língua local.

 

O projecto APSIS4All é co-financiado pela parte do Programa Competitividade e Inovação dedicada às TIC (tecnologias da informação e comunicação).