Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

UE é pioneira na apresentação da definição comum de “nanomaterial”


A Comissão Europeia adoptou recentemente a definição de "nanomaterial", com base em pareceres do Comité Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados e do Centro Comum de Investigação (JRC).

 

Os nanomateriais são utilizados em centenas de aplicações e produtos de consumo, de dentífricos a baterias, tintas e vestuário. O desenvolvimento destas substâncias inovadoras contribui significativamente para a competitividade da Europa e oferece importantes possibilidades de progresso em áreas como a medicina, a protecção ambiental e a eficiência energética.

 

Porém, era necessária uma definição clara destas substâncias, para que possam ser aplicadas regras adequadas de segurança química. Assim, a adopção desta definição constitui um passo importante para uma maior protecção dos cidadãos, definindo claramente os materiais para os quais é necessário um tratamento especial em legislação específica. A definição será revista em 2014, à luz dos progressos técnicos e científicos.