Reunião de alto nível sobre as pessoas com deficiência
Os líderes das instituições da União Europeia - José Manuel Durão Barroso (CE), Jerzy Buzek (PE), Herman Van Rompuy (Conselho) - e a Comissária para a Justiça Viviane Reding reuniram-se na semana passada pela primeira vez com o Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência para debater questões com que se deparam os cerca de 80 milhões de europeus com deficiência.
No ano passado, a CE adoptou uma estratégia global para criar uma Europa sem barreiras para as pessoas com deficiência até 2020. O plano aponta a forma como a UE e os governos nacionais podem capacitar as pessoas com deficiência para que estas usufruam de todos os seus direitos. Na reunião da semana passada, abordaram-se os progressos realizados até agora na execução daquela estratégia e no modo como as pessoas com deficiência estão a ser afectadas pela crise económica.
No próximo Outono, a CE apresentará o Acto Europeu sobre a Acessibilidade, a fim de assegurar que as pessoas com deficiência têm acesso, em igualdade de condições com outros, ao ambiente físico, aos transportes e aos serviços de informação e comunicação. No âmbito dos trabalhos preparatórios daquele documento, será brevemente lançada uma consulta pública sobre questões de acessibilidade.