Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

«We Mean Business» para aumentar a oferta de estágios nas empresas

No final do ano passado, no quadro da iniciativa Oportunidades para a Juventude, a Comissão Europeia comprometeu-se a aumentar em 30 % o número de estágios oferecidos a alunos dos ensinos profissional e superior através dos programas Leonardo da Vinci e Erasmus. O objectivo é que em 2012, pelo menos 130 000 jovens recebam apoio para a realização de um estágio no estrangeiro. E que esse número aumente para 150 000 em 2013.

 

Na senda deste compromisso, e porque poucas empresas estão conscientes da possibilidade de receber um estagiário no âmbito de um programa europeu, a Comissão Europeia lançou nesta semana a campanha We Mean Business, com o objectivo de incentivar as empresas a criar mais estágios e, dessa forma, melhorar as competências e a empregabilidade dos jovens.

 

Os estágios podem facilitar a transição dos jovens do ensino e da formação para um primeiro emprego de qualidade. Podem ainda gerar benefícios para as empresas, permitindo-lhes encontrar excelentes trabalhadores potenciais, com novas ideias, que poderão assumir um papelchave na futura produtividade e competitividade. Além disso, os estagiários com competências em línguas estrangeiras podem ajudar as empresas a conquistar novos mercados.

 

O primeiro infoday desta iniciativa tem lugar em Portugal, no dia 5 de Junho de 2012.