Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BRUXELAS

BRUXELAS

Prémio Europeu: Comissão incentiva investigação em vacinas

 

A Comissão Europeia vai oferecer um prémio de 2 milhões de euros aos projectos de investigação mais inovadores e com uma solução mais avançada na área da vacinação.

 

As temperaturas a que as vacinas são transportadas para os países em desenvolvimento e as condições em que são armazenadas – onde frequentemente a rede de frio a que deveriam estar sujeitas não é mantida -, condicionam a eficácia destas mesmo antes da sua utilização. Como consequência: as pessoas não são devidamente vacinados e há toda uma quantidade de vacinas que é deitada ao lixo.

 

Tendo constatado esta realidade, a Comissão Europeia quer soluções para a resolução deste problema – ficando o prémio limitado aos projectos mais inovadores e avançados neste tópico. O objectivo é encontrar uma solução alternativa ou melhorar as tecnologias existentes, não descurando a relação custo-benefício.

 

É a primeira vez que a Comissão atribui um prémio num regime de financiamento como este: identificação de um desafio e promessa de um prémio para a melhor solução. Todavia, com o novo programa de fundos para investigação e inovação – Horizonte 2020 – espera-se que a partir de 2014 se torne uma prática comum. Uma nítida aposta na inovação científica.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.