Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Melhorar o mercado de emprego para jovens


No seu novo Pacote para o Emprego, a Comissão Europeia propõe melhorar o funcionamento da rede EURES – o Portal Europeu de Mobilidade Profissional – tornando-o mais acessível e transparente. Com esta reforma, pretende transformar a rede EURES num serviço pan-europeu de emprego, ou seja, num instrumento de recrutamento que facilmente faça corresponder as ofertas de trabalho com a procura de emprego.

 

Neste contexto, foi agora iniciado um projecto-piloto que, durante os anos 2012 e 2013, pretende numa primeira fase ajudar 5 mil jovens entre os 15 e os 30 anos a encontrar emprego nos países da UE. Nesta fase, as áreas de emprego são limitadas e apenas estarão disponíveis os serviços de emprego da Alemanha, Espanha, Dinamarca e Itália. Trata-se de uma medida que visa combater o elevado número de desemprego jovem verificado por toda a Europa.

 

Em conjunto com esta iniciativa, a Comissão lançou um instrumento de monitorização de vagas de emprego europeias e um boletim de mobilidade de emprego, que visam informar sobre a evolução do mercado de trabalho na Europa.