Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

7º PQ lança últimos concursos

 

A Comissária Europeia para a Investigação e Inovação, Máire Geoghegan-Quinn, anunciou hoje o último programa de trabalho do 7º Programa-Quadro, que conta com um orçamento de cerca de 8 mil milhões de euros distribuídos por vários temas. Isto significa que estão abertos, desde hoje, os últimos convites para apresentações de propostas deste programa de fundos europeus.

 

O programa de trabalho para 2013 pretende ser já uma transição para o Horizonte 2020, o programa europeu de apoio à investigação e inovação para os anos 2014-2020. Por essa razão, o 7º PQ quer ver, nos projectos apresentados, uma maior participação das PMEs e envolvimento da indústria, bem como um maior envolvimento dos Estados-Membros e de parceiros internacionais. Consoante os projectos em causa, alguns terão de ter um maior foco regional. O último programa de trabalho tem assim como objectivo começar já a implementar os três pilares do Horizonte 2020: excelência científica, liderança industrial e resposta a desafios societários

 

Até 2014, esta será a última oportunidade para empresas, indústria, universidades, institutos de investigação e entidades públicas portuguesas verem os seus projectos financiados pelo 7º Programa-Quadro.