Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BRUXELAS

BRUXELAS

Estratégia da Comissão Europeia para o crescimento e o emprego nos sectores culturais e criativos

 

Os sectores culturais e criativos - que incluem empresas e organizações nas áreas da arquitectura, do artesanato, do património cultural, do design, dos festivais, da música e das variadas artes -, representam entre 3,3% e 4,5% do PIB e empregam entre 7 e 8,5 milhões de pessoas, o que lhes confere uma significativa importância económica. Contudo, estes sectores, deparam-se hoje em dia com sérios desafios originados pela globalização e pela transição para a era digital e, para fazer face aos mesmos, não dispõem de um acesso facilitado ao financiamento.

 

Tendo presente estas dificuldades, a Comissão Europeia apresentou uma estratégia para explorar todas as capacidades dos sectores culturais e criativos na UE, com a finalidade de promover a sua competitividade e seu o potencial de exportação. Esta estratégia define medidas para obter resultados no desenvolvimento de competências, na melhoria do acesso ao financiamento, na promoção de novos modelos empresariais, no alargamento dos públicos,  na facilitação da cooperação com outros sectores e políticas e na expansão do alcance internacional.


No próximo quadro financeiro da UE, está ainda prevista a mobilização de fundos para fortalecer o apoio a estes sectores: o programa Europa Criativa, para o qual foi proposta afectação de 1,8 mil milhões e os fundos da política de coesão.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.