Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

O futuro dos recursos hídricos da Europa

 

Quando surgiu em 2000 a Directiva-Quadro Água, havia-se pela primeira vez estabelecido uma base legal para a protecção e regeneração dos recursos hídricos europeus, visando a sua utilização sustentável a longo prazo.

 

Apesar de se terem registado progressos importantes, volvida  mais de uma década subsistem desafios como o combate à poluição ou a melhoria da qualidade geral das águas da UE. Simultaneamente, surgiram novos cenários cuja resolução é igualmente imperativa: uma escassez hídrica galopante e a ocorrência de fenómenos derivados do aquecimento global.

 

É por isso que o plano agora apresentado pela Comissão representa mais um passo no trilho rumo à Estratégia Europa 2020, visando simultaneamente maximizar as potencialidades de retenção e reutilização da água (estabelecendo, para este último caso, normas comunitárias) a par de uma integração e aplicação transversal dos objectivos da política da água a áreas implicadas como a agricultura, as energias renováveis, as pescas ou os transportes.