Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Comissão Europeia pronuncia-se sobre as dificuldades criadas pela decisão do Tribunal Constitucional sobre o orçamento do Governo para 2013

 

 

A Comissão Europeia manifestou agrado pelo facto de o Governo português ter confirmado a sua intenção de continuar a cumprir o programa de ajustamento orçamental acordado com a troika, não obstante a decisão do Tribunal Constitucional da passada sexta-feira.

 

Esta instituição europeia considera que qualquer desalinhamento relativo àquele programa, ou a sua renegociação, teriam como efeito a neutralização dos esforços já feitos e dos resultados já atingidos, nomeadamente no que respeita à retoma da confiança por parte dos investidores.

 

A Comissão Europeia manifestou ainda o seu voto de confiança nas autoridades portuguesas, esperando que identifiquem as medidas necessárias para ultrapassar este novo obstáculo, para o que reiterou ser necessário haver consenso, unidade e apoio por parte das instituições políticas chave em Portugal.

 

O assunto será certamente abordado na próxima reunião dos ministros das finanças da zona euro, que se realiza esta semana em Dublin.