Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Ciência, Ambiente, Saúde

O Plano De Acção Para o Ambiente e Saúde da Comissão Europeia publica, periodicamente, o resultado de vários projectos de investigação que estudem os problemas ambientais e a sua relação com questões de saúde.

Um dos últimos estudos revela que políticas ambientais focadas apenas na poluição do ar exterior ignoram metade do problema: a elevada concentração de poluentes existentes em ambientes interiores, como escolas ou escritórios, cuja consequência pode ser a maior incidência de cancro na população que trabalha e frequente esses edifícios.

Um outro estudo divulga as possíveis consequências das alterações climáticas na propagação de epidemias e doenças contagiosas. Verões mais quentes e secos podem trazer doenças contagiosas para zonas onde normalmente elas não existiriam. Com base na informação deste e de outros estudos, o Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças criou a Rede Europeia para o Ambiente e Epidemiologia de forma a monitorizar informação e a dar apoio técnico às estruturas de saúde pública europeias.