Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BRUXELAS

BRUXELAS

Artes e Ofícios financiadas pela EU: um exemplo de sucesso

A Leitrim Design House, uma organização sem fins lucrativos irlandesa cujo objectivo é promover o desenvolvimento do sector criativo, foi um dos projectos apoiados pelo Fundo de Coesão, no âmbito da Política Regional Europeia. O projecto, da região norte da Irlanda, integrou uma política de cooperação territorial com o Norte da Irlanda, que resultou no desenvolvimento de redes comerciais lucrativas para ambas as regiões.

Para além disso, os fundos possibilitaram a criação de uma agência para o desenvolvimento das artes o que, segundo o gestor do projecto, os habilitou a concretizarem a maioria dos programas planeados.

A apreciação irlandesa em relação à maneira como os fundos europeus são geridos e implementados é bastante construtiva. Ainda de acordo com o gestor do projecto, os fundos europeus financiam sobretudo projectos que não são auto-sustentáveis, isto é, que não sobrevivem sem apoio financeiro externo. O sucesso da Leitrim Design House pode ter a ver com o facto de os fundos terem sido particularmente úteis no desenvolvimento de uma estrutura já existente e auto-sustentável.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.