PME vencedoras no Horizonte 2020

No contexto do actual Programa Quadro para a Investigação e Inovação (Horizonte 2020), a Comissão Europeia criou um programa específico para as Pequenas e Medias Empresas (PME): o Instrumento para as PME. Este programa visa atrair PME com projectos inovadores em 11 áreas, ligadas a temas como transportes, alimentação, nano e biotecnologia, entre outras.
Recentemente a Agência Executiva para as Pequenas e Médias Empresas (AEPME), entidade responsável pela gestão do programa, concluiu a revisão dos projectos submetidos até à primeira data limite (18 de Junho) da primeira fase, de um total de três.
Foram pré-seleccionados 155 projetos de 21 países, 6% de um universo de 2.666 candidaturas. Cada empresa do grupo pré-selecionado irá receber 50.000€ para financiar um estudo de viabilidade e actividades de mentoring.
Os países com mais projectos selecionados foram Espanha (39 projectos) seguida do Reino Unido (26), Itália (20), Alemanha (11), Irlanda (10) e França (9). Contudo, no que respeita ao sucesso das candidaturas, a Irlanda tem uma clara vantagem, apresentando uma taxa de êxito de 20%, seguida da Áustria (15%), Reino Unido (11%), Israel (10%) e por fim, da Espanha (9%).
É importante mencionar que Portugal continua com uma taxa de participação nestes programas muito baixa (1,43%). Tendo apresentado 70 propostas, apenas uma foi pré-seleccionada, na área da biotecnologia.
Com a análise das candidaturas, a AEPME conclui que a maioria das candidaturas não foram bem-sucedidas por não respeitarem os seguintes pontos:
- Foco sobre a oportunidade de negócio;
- Descrição da empresa convincente e eficaz;
- Existência de estudos de mercado, nomeadamente sobre a concorrência;
- Alto nível de inovação;
- Estratégia de comercialização;
- Investimento sério na concepção e no desenvolvimento do projecto.
Ainda durante esta primeira fase, a segunda data limite para o envio de propostas é dia 24 de Setembro de 2014.