Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Energéticos

Inspirada nos objectivos da Europa 2020, a União Europeia caminha em direcção ao mercado comum de energia.

No fim do mês de Junho, os estados membros devem apresentar um roteiro sobre o desenvolvimento, a nível nacional, de energias renováveis.

Associações que representam gigantes do sector energético, European Wind Energy Association and Eurelectric, comentaram que para a Europa  colher os benefícios de uma investimento em larga escala em energias renováveis, é preciso haver uma abordagem europeia no desenvolvimento da rede eléctrica. Para que isto aconteça é necessário que os roteiros nacionais sejam integrados no plano de desenvolvimento da rede eléctrica para os próximos 10 anos, desenhado pelos operadores da rede europeia de energia.

O próximo grande desafio para Europa em matéria de energia será tornar possível a inclusão de grandes quantidades de energia renovável na rede eléctrica. O problema é que diferentes áreas geográficas criam energia por métodos diferentes. Por isso é preciso fazer com que a rede eléctrica seja mais susceptível a alterações na procura e oferta. Para isto, são necessários upgrades à rede energética.

Em suma, vai ser necessário investir e regular muito em matéria energética, nos próximos anos.