Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Eurovinheta em discussão

O Conselho de Ministros dos Transportes adoptou uma proposta de compromisso elaborada pela Presidência Belga para a alteração da Directiva Eurovinheta.

 

A directiva tinha como objectivo internalizar os custos de poluição do transporte rodoviário, contribuindo para a sustentabilidade do transporte por frete. A estratégia seria obrigar os condutores a pagar um imposto de maneira a compensar pela externalidade negativa. No entanto impedia que a poluição do ar e sonora fossem taxadas.

 

Esta proposta tem estado em discussão desde 2008. O objectivo da proposta é desenvolver um sistema de preços que cubra todas as externalidades negativas. As principais alterações da proposta passam por deixar de ser obrigatório usar as receitas cobradas em projectos no sector dos transportes e deixar de haver um imposto específico para o congestionamento.

 

As opiniões sobre estas alterações dividem-se. O sector do transporte por frete e os seus associados já denunciaram esta medida por vir a aumentar os preços do serviço, por outro lado as ONGs do ambiente apoiam a proposta.