Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

A preparação da agenda para o Desenvolvimento pós-2015 está em curso

Em preparação para a Conferência Internacional sobre o Financiamento para o Desenvolvimento pós-2015, a Comissão Europeia e quatro Estados-Membros (Finlândia, França, Alemanha e o Luxemburgo), publicaram um relatório denominado "Combining finance and policies to implement a transformative post-2015 development agenda".

 

Este relatório aborda a forma como os resultados da implementação dos Objectivos do Millenium e o novo paradigma nas políticas do Financiamento para o Desenvolvimento vão moldar a criação de novas politicas após 2015.

 

As principal alteração que se vislumbra é a tentativa de reforçar do papel do financiamento privado em projectos de desenvolvimento, substituindo ou complementando a ajuda pública ao desenvolvimento fornecida por Estados e organizações internacionais como, por exemplo, o Banco Mundial.

 

O relatório conclui que as linhas de financiamento, sem políticas apropriadas, não serão suficientes para alcançar os objectivos da agenda pós-2015. E que o que definirá o sucesso das políticas de desenvolvimento será a capacidade de articular as várias fontes de financiamento, sendo necessária uma reforma dos enquadramentos financeiros e das políticas nacionais.