Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Agenda do Parlamento Europeu – sessão plenária de 20 a 23 de Outubro

 

Tem hoje início em Estrasburgo mais uma sessão plenária do Parlamento Europeu.

 

Eis alguns dos assuntos que constam da agenda desta semana:

 

- Eleição da nova Comissão Europeia. Desde que se concluam até amanhã os procedimentos relacionados com as audições da recentemente designada Comissária eslovena Violeta Bulc e do recentemente proposto Vice-Presidente Maroš Šefčovič, o Presidente Jean-Claude Juncker deverá na quarta-feira apresentar a sua equipa e o Parlamento será chamado a eleger ou rejeitar o novo colégio.

 

- Orçamento da UE para 2015.

 

- Acesso dos produtos ucranianos ao mercado da UE. O Parlamento vai pronunciar-se sobre o prolongamento do período do acesso dos produtos ucranianos ao mercado da UE sem imposição de taxas aduaneiras como forma de apoiar a economia da Ucrânia (se a Comissão INTA votar este assunto previamente).

 

- Semestre Europeu. Os euro-deputados deverão discutir o estado da implementação, por parte dos Estados-Membros, das prioridades/recomendações da Comissão Europeia sobre política económica.

 

- Ajuda aos desempregados. O PE deverá pronunciar-se acerca da ajuda da UE, através do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização, a trabalhadores de várias indústrias espanholas, francesas e belgas.

O Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização foi criado com o objectivo de apoiar a reintegração no mercado de trabalho de trabalhadores cuja actividade tenha cessado devido às causas indicadas no Regulamento 1309/2013.

 

- Prémio Sakharov. A Conferência dos Presidentes vai decidir quem será o vencedor deste ano do Prémio Sakharov.