Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Ambiente preocupa europeus, em particular os portugueses

 

A grande maioria dos europeus preocupa-se cada vez mais com o ambiente e os portugueses estão no topo da lista. De uma forma resumida, estas são as conclusões de um inquérito realizado a 26 825 cidadãos da União Europeia para avaliar as suas atitudes e práticas em matéria de protecção do ambiente. O último questionário sobre esta matéria datava de 2011.

 

Levado a cabo nos 28 Estados-Membros entre 26 de Abril e 11 de Maio de 2014, o Eurobarómetro revelou que 95% dos inquiridos considera importante a protecção do ambiente e que 77% considera relevante o seu impacto no dia-a-dia. 59% avaliaram as preocupações ambientais como tão importantes como os critérios económicos e consideraram que as autoridades públicas deveriam atentar mais ao impacto ambiental do que ao custo dos projectos.

 

De notar que 85% dos europeus acham que têm um papel a desempenhar na protecção do ambiente e que 75% estão dispostos a pagar mais por produtos respeitadores do ambiente. Em jeito de auto-crítica, 65% acham que poderiam fazer mais pelo ambiente, sendo que 93% pensam que os grandes poluidores devem reparar os danos causados. Os portugueses são os europeus que mais se preocupam com o ambiente e cujas atitudes se modificaram de forma mais favorável nos últimos três anos.