Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Chefes de Estado e do Governo da UE27 encontram-se hoje para debater soluções para os problemas mais urgentes da actualidade europeia

 

Realiza-se hoje no Castelo de Bratislava (foto), na Eslováquia, uma reunião dos chefes de Estado e de Governo dos Estados-Membros da União Europeia, excepto o Reino Unido. A reunião é presidida por Donald Tusk, que, recentemente, tem mantido encontros individuais prévios com os vários participantes com o objectivo de melhor preparar o encontro conjunto.

 

Os assuntos em destaque na agenda desta reunião são a forma de lidar com a migração irregular incontrolada (acções para proteger as fronteiras externas da UE), a luta contra o terrorismo e a retoma do controlo da globalização (acções para assegurar os interesses dos cidadãos europeus em simultâneo com a manutenção da 'abertura' ao resto do mundo). Deverá ainda ser debatido o tema das reformas necessárias para o desenvolvimento de uma União a 27, uma questão pendente para reflexão desde a reunião do passado dia 29 de Junho, dias após o referendo britânico do qual resultou a decisão de o Reino Unido abandonar o projecto europeu.