Comissão Europeia pretende melhorar o alcance geográfico do Plano Juncker
Das avaliações da implementação do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, popularmente conhecido por Plano Juncker, resultou que a maior parte dos projectos financiados até recentemente se localizam nos 15 países mais ricos da UE.
Por essa razão, Jean-Claude Juncker avançou, no discurso sobre o Estado da União em Setembro, que a Comissão Europeia planeia melhorar o alcance geográfico do esquema de investimentos.
Na semana passada, a Comissão Europeia veio sublinhar que, com essa finalidade, a proposta de extensão do Plano Juncker dá especial ênfase a alavancar as competências dos países que menos beneficiaram do plano, para o que lhes serão facultados serviços de assistência técnica pela Plataforma Europeia de Aconselhamento ao Investimento.
Esta plataforma proporciona um ponto de acesso único a uma vasta gama de serviços de aconselhamento em matéria de identificação, desenvolvimento e execução de projectos, acesso ao financiamento, utilização de instrumentos financeiros e reforço das capacidades.