Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BRUXELAS

BRUXELAS

Disponibilizados dados sobre a participação no Horizonte 2020: os números relativos a Portugal

 

O Horizonte 2020 é o programa europeu dedicado ao apoio à investigação e inovação, para o período de 2014-2020.

 

 

Recentemente, a Comissão Europeia publicou dados sobre os projectos financiados, referentes aos pedidos de apresentação de propostas de 2014.

 

Ao todo, foram financiados 2 399 projectos, que contaram com 10 288 participações de 5 143 entidades (empresas privadas, instituições de ensino, de investigação e entidades públicas) de 94 países. O país com maior participação foi o Reino Unido (14%), seguido pela Dinamarca (13%) e por Espanha (11%).

 

As entidades portuguesas representaram 2,6% das entidades participantes e 2,3% do total das participações em projectos, com 236 colaborações de 134 entidades, em 168 projectos. Sendo que 13% das participações coordenaram o respectivo projecto. Ainda assim, a participação portuguesa está abaixo da média europeia (3%), sendo Portugal o 12º Estado-Membro com maior participação em projectos, posição idêntica à do ranking de população no quadro europeu.

 

Os dados disponibilizados ainda permitem concluir que cerca de um terço das entidades portuguesas foram empresas, 25%  escolas secundárias ou universidades e 22%  centros de investigação. A entidade que colaborou em mais projectos foi a Fundação para a Ciência e Tecnologia, com cerca de 22 participações, seguida pelo INESC PORTO e pelo Instituto Superior Técnico, com 9 e 8 participações, respectivamente.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.