Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Grupo de interesse para relações com países língua portuguesa

FullSizeRender.jpg

No passado dia 14 de Julho, foi constituído, no Parlamento Europeu, o Grupo de interesse para relações com países de língua portuguesa. Este Grupo conta com cinco co-presidentes: Carlos Zorrinho (S&D), Fernando Ruas (PPE), José Inácio Faria (ALDE), Charles Tannock (ECR), Jordi Sebastiá (VERDES) e Lidia Senra Rodríguez (GUE).

 

A ideia do Grupo é a de promover um maior conhecimento e uma melhor compreensão dos países lusófonos no contexto das relações externas da União Europeia, aproveitando, assim, todo o potencial económico, social e cultural de uma relação mais forte com o continente Africano e com o Brasil.

 

Recentemente constituída, a Delegação do Parlamento Europeu para as relações com o Brasil demonstra a importância estratégica que o Brasil tem para a União Europeia. Ao mesmo tempo, também os países lusófonos africanos são parceiros importantes para a UE. Assim, este Grupo de Interesses tem o potencial de se tornar uma plataforma preferencial para as relações da UE com estes países.

 

Por fim, o Grupo assenta num dos aspectos de nos une: uma língua comum. Não podemos esquecer que o Português tem mais de 261 milhões de falantes, espalhados por vários continentes, sendo a quinta língua mais falada no mundo, a terceira no Hemisfério Ocidental e a língua predominante no Hemisfério Sul.