Junker apresenta o seu plano para o Mercado Único Digital
No passado dia 6 de Maio, o Colégio de Comissários aprovou um plano de acção com o objectivo de criar um Mercado Único Digital. Esta é uma das prioridades da Comissão Juncker anunciada no início do seu mandato e que toma agora forma.
O objectivo deste plano é permitir o desenvolvimento da economia digital ao nível europeu como, por exemplo, o apoio ao desenvolvimento do comércio electrónico, a protecção dos direitos de propriedade intelectual, a eliminação do geo-blocking injustificado e a desburocratização do IVA. Esta iniciativa é crucial não só para as empresas tecnológicas e de telecomunicações, mas também para PMEs que queiram vender os seus produtos online para toda a Europa.
O plano adoptado prevê um roteiro com 16 medidas que irão ser apresentadas até ao final de 2016 e que estão divididas em três pilares:
- Melhor acesso dos consumidores e das empresas aos bens e aos serviços digitais;
- Criar condições para o crescimento do mercado digital na UE;
- Maximização do potencial e do crescimento da economia digital.
