Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Live Chat sobre contas de pagamento e hipotecas

 

Realiza-se hoje, entre as 14h e as 15h (hora de Portugal Continental), um live chat que se propõe responder a todas as perguntas dos cidadãos europeus sobre as novas regras aplicadas às hipotecas e às contas de pagamento na UE.

 

Nos últimos cinco anos foram introduzidas inúmeras alterações na legislação aplicável ao sector financeiro, com o objectivo de reforçar o sistema bancário e melhor proteger os consumidores.

 

Nomeadamente, a Diretiva do Crédito Hipotecário, foi aprovada com o objectivo de criar um mercado único eficiente e competitivo para os consumidores e credores, com um elevado nível de protecção e segurança. Para além disso, propõe-se aumentar a confiança dos consumidores e garantir que os mercados de crédito hipotecário operaram de forma saudável e responsável. Esta Directiva garante ainda maior transparência na informação dada aos consumidores, prevê o direito a reembolso antecipado e uma avaliação rigorosa da capacidade de pagamento antes da conclusão do negócio.

 

Por seu lado, a Directiva Contas de Pagamento, pretende melhorar o acesso a contas de pagamento a todos os consumidores da UE, mesmo não sendo residentes no Estado da instituição bancária; tornar mais fácil para os consumidores a compararação das taxas cobradas pelas instituições financeiras; e criar um procedimento simples e rápido para os consumidores que querem mudar sua conta de um banco para outro banco do mesmo Estado-membro e para a abertura de uma conta bancária num país diferente.

 

Todas as dúvidas sobre estas duas Directivas serão respondidas, hoje à tarde, de forma interactiva pelas pessoas que melhor as conhecem.