Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BRUXELAS

BRUXELAS

Novas faces nacionais de moedas de euro destinadas à circulação

 

Os Estados-Membros da área do euro e os países que concluíram um acordo monetário com a UE que preveja a emissão de moedas de euro estão autorizados a emitir moedas comemorativas com o valor facial de 2 euros destinadas à circulação. Estas moedas têm características técnicas idênticas às das outras moedas de 2 euros, mas a sua face nacional apresenta um desenho comemorativo altamente simbólico em termos nacionais ou europeus.

 

No corrente mês, a França começou a emitir uma moeda comemorativa da Taça UEFA EURO 2016, que este ano decorrerá naquele país. O desenho representa o Troféu Henri-Delaunay no centro de um contorno do mapa de França, e é acompanhado das duas marcas de cunhagem da casa da moeda Monnaie de Paris. À direita do mapa de França figura a menção RF (República Francesa). Na parte de baixo sobressai uma bola, em primeiro plano. O conjunto é colocado sobre um fundo composto por elementos gráficos representativos do campeonato.

 

Por seu turno, a Eslováquia vai emitir em Março de 2016 uma moeda que comemora a primeira Presidência eslovaca do Conselho da União Europeia. O desenho é dominado pelo brasão da República Eslovaca à direita do qual figura o ano 2016. Em torno do bordo do círculo interior figura o nome do país, «SLOVENSKO» (Eslováquia), e a inscrição «PREDSEDNÍCTVO SR V RADE EÚ» (Presidência eslovaca do Conselho da UE). O símbolo da casa da moeda (Kremnica Mint) e as iniciais estilizadas do desenhador da face nacional, Vladimír Pavlica, figuram na parte inferior da composição.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.