Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Painel Europeu de Inovação de 2015

 

A Comissão Europeia publicou recentemente os resultados da sua avaliação do estado da Inovação na União Europeia. O Painel Europeu de Inovação, recorrendo a 25 indicadores, fornece uma avaliação comparativa do desempenho nos campos da investigação e inovação dos Estados-Membros da EU, medindo os pontos fortes e fracos dos seus sistemas de investigação e inovação. Os indicadores que medem o investimento em capital de risco e a inovação nas PME registaram a maior queda relativamente 2014.

 

Os resultados publicados mostram que, em média, a evolução da inovação na UE tem sido constante e convergente, apesar de se ter registado uma queda em 13 dos Estados-Membros. O efeito negativo deste grupo é compensado pela inovação criada em 4 países, apelidados de "os líderes da inovação": a Alemanha, a Finlândia, a Suécia e a Dinamarca.

 

Portugal é considerado um inovador moderado, fazendo parte do grupo dos países que inovaram abaixo da média europeia, registando uma taxa de crescimento da inovação positiva, mas fraca.