Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BRUXELAS

BRUXELAS

Primeiros passos no sentido da União de Mercados de Capitais

s2.reutersmedia.net.jpg

 

A União de Mercados de Capitais (CMU), apresentada como uma das grandes propostas da Comissão Europeia para a área financeira, deu os primeiros passos no final do mês de Janeiro, com um debate sobre o tema no Colégio de Comissários.

 

A proposta de criação da CMU tem por objectivo criar um mercado único de capitais para os 28 Estados-Membros através da remoção de barreiras ao investimento transfronteiriço e diminuição dos custos de financiamento na UE. Pretende-se, ainda, que o melhor funcionamento dos mercados de capitais venha a facilitar e dinamizar a componente de financiamento privado no âmbito do Plano de Investimentos para a Europa.

 

Ficou definido na reunião do Colégio um calendário mais claro para este iniciativa: durante o mês de Fevereiro será apresentado um Livro Verde sobre o tema e seguir-se-á um período extenso de consulta, que se pretende ampla e inclusiva. Serão ouvidos o Parlamento Europeu, os Parlamentos nacionais, os Estados, as PME, as ONGs, os cidadãos e, claro, o sector financeiro. Durante o terceiro trimestre de 2015 a Comissão irá apresentar um Plano de Acção sobre a CMU.

 

Decerto este é um tema que iremos acompanhar por aqui.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.