Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BRUXELAS

BRUXELAS

Tribunal de Contas Europeu critica a política europeia de combate ao desperdício alimentar

 

O Tribunal de Contas Europeu produziu um relatório em que critica duramente a Comissão Europeia pela falta de assertividade no combate ao desperdício alimentar.

 

Este relatório sublinha a necessidade de, designadamente, se definir objectivamente o desperdício alimentar, de conceber medidas efectivas para o seu combate e de identificar e eliminar os obstáculos legais à doação de comida. O relatório menciona ainda o facto de um certo número de políticas que têm potencial para serem conduzidas de forma a evitar o desperdício (como é o caso da política agrícola, das pescas ou da segurança alimentar) não estarem a contribuir para aquela finalidade, por falta de coordenação da Comissão Europeia.

 

Entre os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, um aponta para, até 2030, reduzir para metade o desperdício de alimentos per capita a nível mundial, de retalho e do consumidor, e reduzir os desperdícios de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo os que ocorrem pós-colheita.

 

As estimativas mais recentes relativas à União Europeia revelam que 70% do desperdício alimentar ocorre ao nível doméstico, na venda de comida ao público e no sector do retalho, resultando os restantes 30% da actividade dos sectores de produção e de processamento.